Segundo a Regra Primitiva (Artigos 34; 52; 71 – 74) os Templários tinham uma classe de Irmãos e servidores que não fazia a Profissão, constituindo o contingente de Irmãos Seculares da Ordem. Em boa verdade, desde o dealbar do século XX, a vasta maioria dos ramos Palaprat tem uma prática exclusivamente secular, tendo perdido a ligação à Ecclesia Templi, bem como os sacramentos que lhe são exclusivos, como a Ordenação.

A OSMTHU mantém todas as classes de Cavalaria, incluindo a vertente militar e a vertente religiosa. Contudo, de modo a melhor integrar a sua acção no mundo Templário contemporâneo, bem como a proteger essa jóia preciosa que é a Old Templar Church, apresenta-se no mundo temporal com a sua vertente Secular, mais adequada ao seu carácter formador, académico e humanitário.

Todos os aspirante a Cavaleiro e Dama do Templo começam por fazer a sua solicitação junto à Secretaria Geral (secretariado@seculartempli.org). Uma vez estabelecido o primeiro contacto e feita uma entrevista pessoal, devem fazer um formação inicial que irá dotar os aspirantes da informação imprescindível a quem deseja juntar-se à Militia Templi. Trata-se de várias sessões online ou presenciais, nas quais a história básica da Ordem medieval, os seus valores e filosofia, bem como a composição, história e orgânica da Ordem actual são explicadas e contextualizadas.

A cerimónia de Armação será então marcada. Nesta o novo Cavaleiro ou Dama irá receber um livro preparado pela Ordem (e exclusivo para os seus membros) com cerca de 300 páginas de pesquisa histórica que servirá de base dos estudos futuros, a sua espada Templária (feita de forma tradicional e artesanal por armeiro reconhecido pela Ordem), uma jóia com a cruz do Templo e o seu manto. Um Certificado será igualmente atribuído, assinado e selado.

O Cavaleiro e a Dama Seculares têm então várias possibilidades de prosseguir a sua formação se assim o desejarem, de modo a juntar-se à classe eclesiástica. A profundidade e extensão de conhecimento relacionado com a Ordem é grande, incluindo a Filosofia, Iconografia, Arquitectura, História, Literatura, etc. Estão também disponíveis projectos humanitários a partir do Templar Corps International e a cooperação com várias Associações e Ordens congéneres.