Novos Cavaleiros e Damas Seculares em dia em que a Ordem apresenta novas Preceptorias

Novos Cavaleiros e Damas Seculares em dia em que a Ordem apresenta novas Preceptorias

Grande seja a alegria no Templo. Novos Cavaleiros e Damas forma recebidos entre nós em Terras do Lis. Foi Leiria, a bela princesa que acolheu a Ordem Secular neste dia de Santo André, 30 de Novembro de 2024. De todas as partes de Portugal e ainda da Inglaterra e do Líbano, irmãos e irmãs acorreram à festa da Cavalaria Templária. Vestidos a rigor, alvos mantos, precedidos pelas bandeiras da Ordem e anunciados pelos tambores em marcha decidida, dezenas de Templários tomaram lugar em Capítulo na Igreja de São Pedro, junto ao histórico castelo.

As celebrações tinham-se iniciado pela manhã, com uma Velada de Armas e uma última instrução aos Postulantes. Recordou-se El-Rei D. Dinis e sua esposa Isabel de Aragão para a história do Templo. Tal como Santo André foi o Discípulo que representou a passagem da Antiga Lei para a Nova Lei, por ser seguidor de João Baptista e, ao mesmo tempo, o primeiro chamado por Cristo, assim também D. Dinis representa a passagem da antiga Ordem do Templo à nova Ordem de Cristo, continuidade absoluta de um projecto que viria a triunfar em tempo da Dinastia de Avis, em aliança com os Lencastre ingleses, facto que foi explicado e contextualizado por quatro dos Postulantes do dia serem ingleses.

Pela tarde a Ordem acolheu, além da milícia, um número significativo de convidados e família, que não quiseram perder a oportunidade de testemunhar uma cerimónia rara e muito bela. A sua explicação foi dada nas duas línguas, descodificando, passo a passo, os momentos mais significativos e frequentemente despercebidos do antigo cerimonial de Armar na Cavalaria.

A Ordem conta com os seguintes novos Cavaleiros e Damas:

Sr+ Amanda Sweeney, DTJ; Fr+ Arthur Guedes, KTJ; Fr+ Bruno Martins, KTJ; Fr+ Bruno Pereira, KTJ; Sr+ Carla Duarte, DTJ, Fr+ Chad Manian, KTJ; Fr+ Eduardo Ferreira, KTJ; Fr+ João Álvaro Caetano, KTJ; Sr+ Mara Frutuoso, DTJ; Fr+ Marcus Mathews, KTJ; Sr+ Monique Hodgson, DTJ; Fr+ Nuno Sampaio Oliveira, KTJ; Fr+ Pedro Santos Melos, KTJ; Fr+ Ricardo Frutuoso, KTJ.

Antes de encerrar os trabalhos, foram apresentadas novas Preceptorias, que ajudarão a desenvolver a Ordem nas suas regiões, preparando e implementando projectos locais usando as diversas valências disponíveis, incluindo o trabalho com as Comendas e com as unidades locais do Templar Corps International.

São novos Preceptores os Irmãos: Fr+ Rui Rocha, KTJ e Preceptor de Torres Vedras; Fr+ Alberto dos Santos, KTJ e Preceptor de Lamego; Fr+ Luis Alves Costa, KTJ e Preceptor de Penafiel e Vale do Sousa; Fr+ Miguel Novais Ribeiro, KTJ e Preceptor de Leiria; Fr+ Nuno Moreira, KTJ e Preceptor de Alcochete e Fr+ Amadeu Silvestre, KTJ e Preceptor de Setúbal Vale do Sado.

A OSMTHU termina a comemoração dos seus 30 anos de actividade em Portugal com um novo mapa do território, que promete desenvolver-se ainda mais nos próximos anos.

O dia terminou com um jantar fraternal, que se prolongou com uma tertúlia espontânea e prolongou as conversas e a boa disposição noite dentro.

No dia seguinte fez-se uma visita guiada ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, adiando-se para data a marcar, uma visita ao Mosteiro, encerrado por greve dos funcionários. Foi, contudo, mais uma manhã de grande conteúdo cultural, ligando-nos a um momento histórico de excepcional importância para a Ordem, símbolo também da aliança luso-britânica, ali recordada pelos novos Cavaleiros e Damas Portugueses e Ingleses. Partimos com a Cavalaria no coração.

templi

Website: