Decorreu no dia 13 de Julho de 2025 mais uma visita guiada pelo Sereníssimo Grão Prior de Portugal, F+ Luis de Matos, ao Convento de Cristo em Tomar. Abordando uma história muito rica, de mais de 800 anos, começando pelo complexo militar do Castelo Templário e concluindo nos claustros setecentistas do Convento, o grupo, composto de Cavaleiros e Damas da Ordem bem como de público atento e interessado, teve a oportunidade de ouvir inúmeras explicações e histórias que dão nova luz e um relevo especial ao monumento.
“Este é o maior complexo edificado de origem Templária no mundo. Em mais lugar nenhum da Europa ou do Médio Oriente sobreviveu um edifício tão vasto e tão bem preservado, que nos dê testemunha tão clara sobre a Ordem do Templo e sobre a sua sobrevivência após o século XIV”, disse Luis de Matos.
Respondendo a perguntas e orientando o seu discurso de modo a seguir os interesses dos visitantes, não deixou de explicar e contextualizar as várias fases de construção e as personagens mais marcantes de cada uma delas, do inigualável Gualdim Pais, ao Infante D. Henrique, a D. Manuel e a D. João III, entre outros.
A linguagem simbólica da arquitectura manuelina, de que é exemplo máximo a Janela do Capítulo de Diogo de Arruda, em contraste com as linhas sóbrias e de corte clássico do Claustro desenhado por João de Castilho, foram alvo de atenção especial. A vida monástica diária foi descrita, tendo a visita às amplas cozinhas, ao refeitório e aos claustros de serviço despertado muito interesse.

Pela tarde o grupo teve a oportunidade de visitar a igreja de Santa Maria do Olival. Ali, uma vez destacados os elementos arquitectónicos e os eventos históricos mais relevantes – começando ainda antes da conquista henriquina – o grupo pode conduzir uma sessão de perguntas e respostas onde os mais populares mistérios relacionados com os Templários foram alvo de toda a atenção e discussão apaixonada. Os túneis de Tomar, a Arca da Aliança, o tema do Santo Graal, o papel de El-Rei D. Dinis na sobrevivência da Ordem, entre muitos outros, coloriram um final de tarde pleno de entusiasmo e curiosidade.
Assim concluiu mais uma actividade cultural única, levada a cabo pelo Grão Priorado de Portugal da Ordem Secular, correspondendo à missão de divulgação e defesa do passado Templário Português que a Ordem tem assumido ininterruptamente nos últimos mais de 30 anos.
Um vídeo da Conferência de Luis de Matos sobre a vertente hermética do Convento de Cristo pode ser visto aqui: